Make your own free website on Tripod.com

 
 

O Software Livre é mais fiável!

[image of the Head of a GNU]nom se incluem gifs devido a problemas de patentes

Os apologistas do software proprietário gostam de dizer que  `` o  software livre é um belo sonho  mas como todos bem sabemos só o software proprietário pode produzir produtos fiáveis. Um fato de amadores (hackers) simplesmente nom podem face-lo.''

Porém hai evidências empíricas de justamente o contrário. Assi os tests científicos descritos mais adiante, acharom  que o software livre é mais fiável que os software proprietário equivalente.
 


Tabela de Contidos


As utilidades GNU som mais seguras!

Barton P. Miller e os seus colegas comprovarom a fiabilidade de utilidades Unix em 1990 e 1995, e por duas vezes as utilidades GNU ficarom consideravelmente por diante.  Eles testarom sete sistemas comerciais Unix, assi como o software do GNU, submetendo-os a um fluxo de entrada aleatório, co qual puderom "quebrar(com core dump) ou colgar(lazo infindo) mais do 40% (no pior dos casos) das utilidades básicas ..."

Estes pesquisadores acharom que os sistemas Unix comerciais tinham umha razom de erro que variava entre o 15% e o 43%, mentres que a razom de erro do software do GNU era só do 7%.

Miller dixo tamém que  ``os três sistemas comerciais  que entrarom nas duas comparativas de 1990 e 1995 incrementaram apreciavelmente a sua fiávilidade, mais ainda tinham unhas razons de erro significativas (as utilidades básicas de GNU/Linux continuavam a ser apreciavelmente melhores do que as dos sistemas comerciais.)''

Para mais detalhes vexa-se o seu artigo: Fuzz Revisited: A Re-examination of the Reliability of Unix Utilities and Services (postscript 146k) de Barton P. Miller <bart@cs.wisc.edu>, David Koski, Cjin Pheow Lee, Vivekananda Maganty, Ravi Murthy, Ajitkumar Natarajan, e Jeff Steidl.

Unha clínica de cancro confia no Software Livre!

O centro de cancro Roger Maris de Fargo,  em Dakota do Norte (o mesmo Fargo que foi recentemente cenário dum filme e dumha cheia) emprega sistemas GNU baseados em  Linux justamente porque a fiabilidade e-lhes essencial. Umha rede de computadores, nos cais instalado GNU/Linux, corre o sistema de informaçom, coordena as terapias farmacológicas e cumpre outras moitas funçons.  Esta rede necessita estar disponível para os trabalhadores do Centro imediatamente e em qualquer momento.

Segundo o Dr. G.W. Wettstein <greg@wind.rmcc.com>:

``os cuidados ajeitados  para os nossos pacientes de cancro nom seriam o que som hoje em dia sem o Linux... As ferramentas que fumos capazes de obter dos canais de software livre permitirom-nos escrever e desenvolver aplicaçons inovadoras que ... nom existiam nos circuitos comerciais.''

Voltar à  página de entrada

Please send FSF & GNU inquiries & questions to gnu@gnu.org. There are also other ways to contact the FSF.

Please send comments on these web pages to webmasters@www.gnu.org, send other questions to gnu@gnu.org.

Copyright (C) 1997, 1998 Free Software Foundation, Inc., 59 Temple Place - Suite 330, Boston, MA 02111, USA

Verbatim copying and distribution is permitted in any medium, provided this notice is preserved.

Updated: 16 Feb 1998 tower                          Traduzido: 1 de Julho de 1998