Make your own free website on Tripod.com



Canais lusófonos de pagamento


Na Galiza recebem-se os sinais, encriptados, de 4 empresas que emitem TV de pagamento:






A Tvtel foi comprada há pouco pola Zon TV Cabo, e está em processo de absorçom. Segue a ser umha empresa nominalmente independente, mas já mudou de satélite para o Hispasat, desde onde emitem Zon TV Cabo e Meo, e a sua oferta depende fortemente da de Zon TV Cabo.

A Rede Globo emite um canal: o TV Globo, no satélite Hord Bird. Mas é unicamente para fans das produções da Globo, já que:

  1. para sintonizar este canal é necessário usar um sintonizador específico.
  2. é bastante caro, (~20 Euros/mes),
  3. polo que dim no seu site, e como comenta com desapontamento algum utente, só emite produção própria.


Assistir na Galiza os canais da Zon TV Cabo ou da plataforma Meo, nom é muito fácil. Por razões nom bem conhecidas, nom é possível contratar directamente os seus servizos fora de Portugal, já que para fazer a assinatura de qualquer das duas plataformas é necessário fornecer um endereço português.

As plataforma televisivas de pagamento nom esclarecem porque agem como agem. Mas em toda a Europa é usual fazerem o mesmo, i.e. permitir a recepçom legal do seus produtos num só pais. Supomos que as razões tenhem a ver com os direitos autorais. É usual umha televisom adquirir os direitos de emissom dum programa num dado pais, nom podendo portanto emiti-lo noutro pais. Mais isso que tem um certo senso nas emissões em aberto é um tanto absurdo nas emissões encriptadas. Neste caso as emissões só som recebidas polos assinantes dum dado canal, sendo portanto muito fácil saber o número de possíveis espectadores, de maneira que os direitos de emissom deveriam depender desse número, com independência de em que pais estejam os telespectadores. Nom há muito a Comissom Europeia pronunciou-se contra a actual política das plataformas televisivas de pagamento de por-lhe portas ao céu, levantando artificialmente umhas fronteiras, quando já nem existem as fronteiras físicas antigas.

Existem porém algumhas empresas que facilitam as subscrições a Zon TV Cabo fora de Portugal, pagando um preço mais elevado que o oficial. As que nos conhecemos som as seguintes:

Nom recomendamos, nem deixamos de recomendar, nengumha delas. Tampouco nos pronunciamos, principalmente por falta de conhecimento, sobre se assinaturas fora de Portugal som ou nom legais.