Make your own free website on Tripod.com

 
 

Panorámica do projecto GNU

[image of What's GNU] nom se incluem gifs por problemas de patentes

O projecto GNU desenvolveu um sistema completo e livre chamado  ``GNU'' (GNU's Not Unix) que é  compatível cara arriba com Unix. (O documento inicial do projecto GNU é da autoria de Richard Stallman  sendo conhecido como  O Manifesto do GNU)

A palavra "livre" antes citada esta relacionada com liberdade, nom co preço.  Com independência do preço pagado para obter o software de GNU, umha vez obtido o software, o usuário desfruta de 3 liberdades específicas. Primeira, a liberdade de copiar o programa e reparti-lo aos seus amigos e colegas; segunda, a liberdade de cambiar o programa como deseje, tendo acesso total ao código fonte; terceira, a liberdade de distribuir umha versom melhorada e ajudar assi a construir a comunidade. (Se redistribui software GNU, pode cobrar umha quantidade polo acto físico de transferir umha copia, ou pode regalar as copias).

O projecto GNU foi concebido, em 1983, como um jeito de voltar ao espirito cooperativo que prevalecia na comunidade computante dos primeiros tempos -- para fazer possível de novo a cooperaçom, eliminando os obstáculos a dita cooperaçom impostos polos donos do software proprietário.

Em 1971, quando Richard Stallman começou a sua carreira no MIT, trabalhava num grupo que empregava  software livre  exclusivamente. Mesmo as companhias de computadores distribuíam amiúde software livre, e os programadores eram livres de cooperar entre eles, cousa que faziam frequentemente.

Nos oitenta case todo o software era  proprietário, o que significava que tinha donos que proibiam e impediam a cooperaçon entre usuários . Isto fixo o projecto GNU necessário.

Cada usuário de computador necessita um sistema operativo; se nom hai um sistema operativo livre, entom resulta impossível mesmo começar a usar um computador sem botar mao do software proprietário. De maneira que o primeiro ponto na agenda dum projecto de software livre é um sistema operativo.

Um sistema operativo nom é só um núcleo, e inclui tamém compiladores, editores, formatadores de texto, programas de correio, e muitas outras cousas,  assi que escrever um sistema operativo completo é um trabalho muito grande, que leva vários anos.

No projecto GNU decidimos fazer um sistema operativo compatível com Unix devido a que o desenho global já estava provado e resultava portável, e devido a que a dita compatibilidade facilitaria aos usuários de Unix migrarem a GNU.

O alvo inicial, um sistema operativo livre tipo Unix, tem-se atingido.  A princípios dos 90 reuniram-se os principais componentes menos um: o núcleo. Foi entom quando Linus Torvalds desenvolveu um núcleo livre, o Linux. Combinando o dito núcleo co case completo sistema GNU obteve-se um sistema operativo completo: um sistema GNU baseado em Linux. Estima-se que hai centos de milhares de persoas que hoje em dia usa sistemas GNU baseados em Linux, em distribuiçons tais como Slackware, Debian, RedHat . . .

Porém, o projecto GNU nom está limitado à elaboraçom dum sistema operativo, e no seu ánimo está fornecer um amplo abano de software, atendendo às demandas dos usuários. Isto inclui aplicaçons, de feito o projecto já tem umha folha de cálculo, e nos próximos anos esperam  elaborar um programa de  autoediçom WYSIWYG a partir do GNU Emacs.

Queremos ademais elaborar software para usuários nom expertos, e estamos a trabalhar actualmente num escritório tipo corta e cola para ajudar aos principiantes no uso do sistema GNU.

Tamém o lazer está contemplado, e já estám disponíveis alguns jogos livres.

Até onde pode ir o software livre? Nom hai limites, excepto quando leis como o sistema de patentes proíbem o software livre completamente. O objectivo final é fornecermos software livre para  todo tipo de trabalhos que os usuários queiram fazer, convertendo assi em obsoleto o software proprietário.


Outros textos recomendáveis

O primeiro grupo de artigos tratam directamente sobre filosofia do projecto GNU  e o software livre: Esta segundo grupo de artigos tratam temas relacionados, mas nom directamente, com o projecto GNU:
(Nota do T., estes artigos nom estám traduzidos).
Voltar à  página de entrada

Copyright (C) 1996, 1997, 1998 Free Software Foundation, Inc., 59 Temple Place - Suite 330, Boston, MA 02111, USA

Verbatim copying and distribution is permitted in any medium, provided this notice is preserved.

Updated: 16 Feb 1998 tower          Traduçom: 12 de Junho de 1998